quinta-feira, 4 de março de 2010

ESCOLA MIZINHA PROJETO DE LEITURA E ESCITA




PROJETO
CAMINHO DO SABER











“Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira, uma criança livremente descobriu, pelo qual se encontrou e, sem figuras sem extravagância, fê-la esquecer as horas, os companheiros, a merenda... tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal.”
Cecília Meireles.




ICAPUÍ- CE
2010

JUSTIFICATIVA

Ao entrar na escola, a criança traz consigo o domínio da palavra escrita sendo capaz de falar sobre sua experiência e o mundo que o cerca. Essa expressão é a manifestação de uma leitura da realidade, que já faz e continua fazendo, dentro e fora da escola. Mesmo assim convivendo diariamente com os nosso alunos percebemos a grande dificuldades que eles têm em : interpretar um texto de ciências, um livro de literatura ou até mesmo um problema de matemática; dificuldades em expressar seus sentimentos, suas idéias e o que pensam através da escrita.
Percebendo isso, então a Escola de Ensino Fundamental Professa Mizinha preocupada em reverter essa situação, visa através desse projeto denominado “caminho do saber ”dinamizar a leitura como leitura do mundo e não pura e simplesmente como a leitura e a escrita de palavras, como a maior parte das vezes, ela tem sido praticada.Por isso o incentivo à leitura e a escrita em nosso projeto, objetiva ensinar e dar subsídios ao nosso educando para que se aproprie do conhecimento historicamente construído, e se insira nessa construção como produtor de novos conhecimentos, possibilitando seu crescimento, intelectual, artístico e social, enquanto cidadão participativo, leitor e dinâmico da realidade.
O estudo da língua portuguesa são componentes fundamentais nesse processo. O projeto apresentado aborda a importância da biblioteca da sala de leitura, a serviço da literatura, enfatizando a literatura infanto juvenil.

OBJETIVO

Despertar o nosso educando o gosto pela leitura e consequentemente formar alunos capazes de interpretar bem o que lêem e de se expressar claramente.

DESENVOLVIMENTO

A biblioteca e a sala de leitura exercem um papel fundamental, na realização desse projeto, e na formação do aluno leitor ambas devem ser transformado num ambiente fascinante e desejado da escola. Deve ser também um local agradável, descontraído, dinâmico, onde prevaleça boas relações entre os seguimentos professores, alunos e livros. O espaço físico deve ser bastante acolhedor, cheio de vida, muito bem organizado, limpo com cantinhos acolhedores, e um acervo bastante diversificado, onde a aprendizagem ocorra, sem imposições, como um passe de mágica ou um simples convite para viajar no mundo da fantasia da imaginação voltado a plena descoberta do prazer e o gosto pela leitura.
A principal função da sala é dar prazer ao nosso leitor para que o mesmo sinta-se acolhido nesse ambiente. Através deste prazer chegaremos ao objetivo do projeto.
Os livros deverão está organizado por faixa etária, podendo ser emprestado aos alunos para ser lido em casa. A sua entrega deverá ocorrer de costumes mediante fichas para o controle da entrada e saída de livros.
O aluno que participará desse processo de empréstimo e estiver envolvido nesse projeto receberá uma carteira de sócio do Caminho do Saber como forma de incentivo ao hábito de leitura e a visita a biblioteca e a sala de leitura.
No decorrer do ano o aluno que demonstrar o maior interesse pela leitura, poderá vir a ser premiada com livros de literatura infanto juvenil, essa entrega ocorrerá no fim de cada semestre ou no final do ano letivo mediante festa de encerramento.

DIVISÃO DAS RESPONSABILIDADES;


Compete á escola;

Apresentar o projeto aos professores que serão de suma importância para o andamento dos trabalhos, bem como a sua divulgação.
Valorizar e acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Na reunião de pais, apresentar o projeto, conscientizando-os de sua importância.
Manter a sala de leitura e a biblioteca sempre limpa e organizada.

Compete aos pais;

Acompanhar este processo em casa incentivando seus filhos ao prazer da leitura.

Compete aos professores;

Incentivar o seu alunado o gosto pela leitura de forma criativa, isto é seduzi-los a visitar com mais freqüência a sala de leitura ou biblioteca.
Promover atividades, diversificadas e interessante envolvendo a leitura de livros acompanhando-o quando possível.
Promover campanhas que envolvam doações de livros literários ou não para a biblioteca e sala de leitura.

PERÍODO DA EXECUÇÂO DO PROJETO

O projeto será desenvolvido no decorrer deste ano (2010) e poderá permanecer por tempo indeterminado mediante a avaliação feita do mesmo.

RECURSOS

Filmes, áudios visuais ( TV, DVD, retroprojetor, data show, vídeo), sonoro aparelho de som, flanelógrafo, livros, revista, computadores, teatro com fantoches, dramatização, contação de historias








“Se a criança é a única culpada nos tribunais adultos por não ler, pede-se veredicto inocente... mais culpados são os adultos que não lhe proporcionam esse contato, que não lhe abrem essas- e outras tantas – trilhas para toda a maravilha que é a caminhada pelo o mundo mágico e encantado das letras...”
Fanny Abramovich

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